domingo, 10 de novembro de 2013

Brooklin | História das Ruas e Bairros

No final do seculo XIX a região era atravessada por uma linha da Companhia Carris de Ferro São Paulo - Santo Amaro. Essa Linha ligava o centro de São Paulo ao então "município" de Santo Amaro. Seus vagões eram puxados por burros.

Na época o "bairro" era chamado de "5º desvio", possuía poucas casas e era um dos pontos de parada de linha. Posteriormente uma empresa canadense introduziu na linha os bondes elétricos e com isso atraiu investimentos publico e privada


Em 1922 o bairro passou a ser conhecido como Brooklin Paulista, com a integração de três antigas fazendas.

Quem lhe deu o nome atual foi a Light, em alusão ao lendário distrito do Brooklyn, de Nova York.
Diversas de suas vias possuem nomes de locais dos Estados Unidos da America, tais como: Michigan, Florida, Texas, Nova York, Nebraska e etc.

Após a segunda metade do seculo XX o bairro perde suas características industriais com a mudança da BomBril para outra localidade.

Na década de 60 houve uma ampliação da Estação Campo Belo de energia, com a criação da Estação Berrini, atendendo  todo o bairro.

A Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini foi construída devido ao crescimento e desenvolvimento empresarial da cidade.

Ela foi criada no final da década de 1970 para que as diversas empresas nacionais e multinacionais, fugissem do elevado custo dos terrenos da Avenida Paulista e Faria Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário