domingo, 10 de novembro de 2013

Marginal Tietê | História dos Bairros e Ruas

Inaugurada em 1957 (SP-15), via professor Simão Faiguenboim.

Importante via de trafego, interligando as região oeste, norte e leste da cidade ligando a região da Lapa à região da Penha, sendo via de acesso às rodovias Castelo Branco, Anhanguera, Bandeirantes, Presidente Dutra, Fernão dias e Ayrton Senna e ao Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos).

1960 - Marginal Tietê - Ponte Freguesia do Ó



Nela estão situados o Complexo do Anhembi, Sambódromo, Arena Skol Anhembi, Palácio das convenções, auditório Elis Regina e o Hotel Holiday Inn, terminal rodoviário do tietê (2º maior estação rodoviário do mundo) e aeroporto Campo de Marte.

Vila Nova Conceição | Historia dos Bairro e Ruas

Bairro nobre localizado na Zona Centro-Sul de São Paulo. Pertence ao Distrito de Moema. O bairro tem o m² mais caro de cidade, faz limite com os bairros de Moema, Jardim Luzitânia, Itaim Bibi, Jardim Paulista e Parque do Ibirapuera.

Parque do Ibirapuera (1935) Terreno antes da construção do Parque


O bairro proveio de propriedades rurais, uma delas se chamava Chácara Maria. Essas propriedades cultivavam gêneros hortifrutigranjeiros que abasteciam a cidade de São Paulo.

O progresso chegou nas primeiras décadas do seculo XX, com os loteamentos dessas propriedades para construção de residências. Isso ocorreu por volta de 1950.

Esse bairro tem uma concentração muito grande de áreas verdes e por isso medidas foram tomadas para preservação das mesmas.

Por volta de 1980, 30 anos depois do loteamento das propriedades rurais, o bairro que antes tinha sua característica inicial na horizontalização passa por um rápido processo de verticalização, com a construção de grandes investimentos imobiliários.

Moema | História das Ruas e Bairros

Distrito pertencente à subprefeitura da Vila Mariana (Zona Sul), região nobre da capital, outrora chamado de Indianópolis.

No distrito de Moema está localizado o Parque do Ibirapuera, assim como os bairros de Indianópolis, jardim Luzitânia, parte do bairro do Paraíso e Vila Nova Conceição. No distrito vizinho (Campo Belo) está localizado o Aeroporto de Congonhas. A Região, segundo os primeiros documentos era uma área de grandes chácaras que receberam imigrantes ingleses e alemães a partir de 1880.

Aracy - atual Av. Indianópolis (foto de 1930)


Seu loteamento teve incio em 1913 por Fernando Arens Jr; mas os mais significantes sinais de crescimento aconteceram na década de 60 na gestão do prefeito Faria Lima.

A população começou a crescer visivelmente na década de 70, com o aproveitamento das construtoras que investiram em seu clima agradável, terrenos planos e lotes de baixo custo.

Moema não tinha esse nome até 1987. Foi ai então que os moradores decidiram fazer um abaixo-assinado para alterar o nome do bairro. Na época o prefeito da cidade Jânio Quadros, atendeu ao pedido dos moradores.



Brooklin | História das Ruas e Bairros

No final do seculo XIX a região era atravessada por uma linha da Companhia Carris de Ferro São Paulo - Santo Amaro. Essa Linha ligava o centro de São Paulo ao então "município" de Santo Amaro. Seus vagões eram puxados por burros.

Na época o "bairro" era chamado de "5º desvio", possuía poucas casas e era um dos pontos de parada de linha. Posteriormente uma empresa canadense introduziu na linha os bondes elétricos e com isso atraiu investimentos publico e privada


Em 1922 o bairro passou a ser conhecido como Brooklin Paulista, com a integração de três antigas fazendas.

Quem lhe deu o nome atual foi a Light, em alusão ao lendário distrito do Brooklyn, de Nova York.
Diversas de suas vias possuem nomes de locais dos Estados Unidos da America, tais como: Michigan, Florida, Texas, Nova York, Nebraska e etc.

Após a segunda metade do seculo XX o bairro perde suas características industriais com a mudança da BomBril para outra localidade.

Na década de 60 houve uma ampliação da Estação Campo Belo de energia, com a criação da Estação Berrini, atendendo  todo o bairro.

A Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini foi construída devido ao crescimento e desenvolvimento empresarial da cidade.

Ela foi criada no final da década de 1970 para que as diversas empresas nacionais e multinacionais, fugissem do elevado custo dos terrenos da Avenida Paulista e Faria Lima